Tudo o que você precisa saber sobre o Deserto do Atacama

16:22:00

Entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, está localizado o deserto mais alto e seco do mundo: o Atacama, que está a 2.440 metros do nível acima do mar, sendo um lugar rico em história e paisagens onde não é possível sair sem um click ou dois.

A aridez do local ocorre por causa das correntes marítimas do Pacífico que não conseguem passar pelo deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto - podendo deixá-lo durante épocas sem chuva.


Como ainda tenho 17 anos, para essa viagem não optei por um mochilão mesmo sendo o que eu realmente queria, mas não me arrependo. Além de dar algumas dicas sobre hospedagem e restaurantes, vou contar um pouquinho a respeito da geografia local, porque cá entre nós, viajar para um lugar sem ter os conhecimentos básicos, não dá! Espero que vocês se apaixonem por essa viagem tanto quanto eu. <3 p="">

(Vista do avião)
Eu viajei para o Atacama no dia 08 de outubro de 2014, e voltei no dia 14. Essa época do ano é muito boa para fazer essa viagem pois as temperaturas são mais amenas durante o dia (oi, calor escaldante) e não tão frias durante a noite. Esse clima mais gostosinho dá-se pela estação do ano: primavera. As variações de temperatura dia-noite são de 10 a 15°C, por conta da amplitude térmica.

Por causa de toda burocracia que os aeroportos costumam ter, acordei bem cedinho, às 3 da manhã. Saí de casa às 4 da manhã (e não pegamos trânsito - YAY) para chegar por volta das 5 e pouquinho. Fiz o check in e o avião decolou às 8:00. Com isso, tive um tempinho para dar uma passeada pelas lojinhas.

Para conseguir chegar ao destino, foi necessário fazer uma escala em Santiago (um voo tranquilo de 4 horas e 10 minutos), onde cheguei às 13:00 no horário local - seriam 14:00, horário de Brasília. Depois de esperar 1 hora e meia mais ou menos, pegueioutro voo para Calama. No Atacama não há um aeroporto, então temos que fazer uma transição do avião (em Calama) para uma van. No aeroporto há uma casa de câmbio, portanto aconselho que faça a troca dos nossos reais por pesos chilenos lá (ou providencie isso antes de viajar). 

O nome da cidade que os turistas ficam para poder visitar as lindezas do deserto, é San Pedro de Atacama, um verdadeiro Oásis em meio ao deserto. Com pouco mais de 5.000 habitantes, assim que se chega, já é perceptível o estilo pitoresco da cidade. As ruas de terra entregam o solo árido. Devido à precaridade de chuvas e às altas temperaturas, a vegetação é rasteira, com a maioria de suas plantas sendo pequenos arbustos e cactos ou pratófitas?

(vista da van até chegarmos em San Pedro de Atacama)
Às 17:00 (horário local) - 18:00 segundo o horário de Brasília - me instalei no Parina Hotel, e saí correndo para comer (aka, fome para que te quero?), encontrando na rua Caracoles, a principal da cidade, o estiloso restaurante Casa de Piedra. Em seguida, deixei todos os passeios preparadíssimos com uma das agências de turismo locais Desert Adventure. Não fiz muito mais nesse dia, pois o cansaço não me permitia.

Para não me alongar mais, e para poder mostrar nos próximos posts as belezinhas desse lugar maravilhoso, fique ligado(a) em algumas dicas fundamentais:

  • Ande sempre com protetor solar;
  • Não esqueça de ter sempre em sua mochila um rinossoro e colírio (a altitude faz com que aumente a pressão atmosférica, e assim, aumenta o calor);
  • Use óculos escuros que não sejam xing-ling (os raios UV podem danificar sua visão, ok?);
  • Mangas compridas? Sempre! Se for de malha ou lã, melhor ainda!Não é a toa que os beduínos são superprotegidos. Suas roupas os poupam dos ventos e tempestades de areia;
  • O câmbio pode ser feito no banco de San Pedro de Atacama;
  • Tenha sempre uma cópia de seus documentos;
  • Opte por roupas mais larguinhas, assim ficará mais refrescado(a).
Depois de falar o comecinho da minha "aventura" espero ter despertado um mínimo interesse em você, querido(a) leitor(a).

Beijo, beijo, e até a próxima postagem por esse destino incrível!

Flávia <3 div="">

You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".