Como organizar um intercâmbio?

14:30:00

Sabemos que hoje, a melhor forma e a mais fácil de se aprender um idioma é ingressando na cultura de um país que tem por língua nativa, a que você deseja conseguir dominar, seja ela inglês, francês, espanhol e até mandarim.

Depois de todo aquele processo para convencer os pais a deixar você fazer um intercâmbio, usando mil e um argumentos, surge uma grande dúvida: por onde começar? 

Se você está perdido quanto a esse assunto, só tenho uma coisa a dizer: está no lugar certo, serumaninho! Com algumas dicas simples, práticas, fazer um intercâmbio nunca será tão prazeroso - claro que excluímos toda a parte burocrática de documentação do significado geral da palavra. 

Fonte: We Heart It

Então #partiu organizar seu intercâmbio mara?
  1. Escolha uma agência de intercâmbio. Essa é a parte mais importante de todo o processo. Afinal, será por meio dela que todas as negociações irão acontecer, sem contar o processo da escolha do país, da escola... Existem muitas por aí, mas as mais conhecidas são a CI Intercâmbio e Viagem, e a EF. Para alunos da escola Adventista, eles também possuem seu próprio programa!
  2. Tenha mente aberta. Sua ingressão em outra cultura tem um preço, na maioria das vezes, não muito agradável aos olhos. Portanto, não se esqueça do objetivo principal, que é aprender um idioma fluentemente, e se divertir!
  3. Decida se você quer ficar em uma host family ou em um internato. A maioria das pessoas prefere ficar em uma host family, por ter a oportunidade de viver em outra família. Mas cuidado! Tem gente que começou o intercâmbio na casa de uma família, e terminou em outra casa que não era a combinada. Caso você prefira ficar em um internato, não vai se arrepender, pois lá há certeza de segurança e comida.
  4. Faça tudo do seu jeito. Não adianta. em qualquer situação, sempre haverá opiniões alheias sobre o que é melhor para você, o que fazer, etc. Ouça tudo e use o que você acha importante, mas não vá pela cabeça dos outros! Quem estará morando fora do Brasil é você. Faça escolhas que te deixem confortável. Ousar é sempre bom, por isso ouse no que você tem pelo menos 70% de chances de gostar. Não adianta ficar numa casa de fazendeiros se você adora a agitação da cidade.
  5. Seja uma pessoa organizada. Tanto no Brasil antes de ir, quanto no país de sua escolha, estar com papéis em dia, seguro, e dinheiro sobrando é fundamental. Mas, como estamos no processo de preparo da viagem, pesquisar locais que você tem vontade de ir, passeios que você gostaria de fazer, ajuda muito na hora da decisão, sem contar no quanto você está permitido de gastar (alou, papi e mami do core).
É isso! Espero ter te ajudado a ficar menos perdido em todo esse processo - diga-se de passagem, maravilhoso - intercambial.

Mais para frente farei um post com mais detalhes sobre todas as fases.

Tem alguma dúvida? Comenta aí embaixo ;)

Beijo, beijo.

You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".