Sampa? Sampa

16:49:00

Primeiramente, queria dizer que os paulistanos não costumam chamar a megalópole São Paulo, de Sampa. Tá? Depois das minhas considerações iniciais, quero dizer que a cidade é maravilhosa. Não vivo sem. Imagina morar no meio do mato? Péssima ideia. 

Por que falar das minhas aventuras pela cidade que eu vivo? Porque além de ser a minha cidade natal, há muita história, cultura (diga-se de passagem, imigrantes) e lazer. Acho que deveria mostrar um pouquinho do meu patriotismo por meio de lugares maravilhosos dessa cidade iluminada - já digo que vocês lerão MUITAS VEZES as palavras Avenida Paulista e Augusta por aqui.

(os prédios espelhados da Av. Paulista)

Vou começar falando um pouco do tempo louco de SP. Já ouviu dizer que aqui sempre deve andar com um casaco e durante o dia você tira? E de ter um guarda-chuva sempre com você? São as mais puras verdades. Por essa cidade mara estar em uma zona tropical, seu clima acaba sendo predominantemente subtropical úmido, com isso, as chuvas são constantes (sim, até no verão) e bem distribuídas ao longo do ano. Aí já temos nossa primeira dica: ou você anda com uma bolsa que caiba sua sombrinha, ou você anda com dinheiro para comprar uma sombrinha ou você chama um Uber.

Sabia que o Brasil é abençoado? Não digo só por fantásticas paisagens ou pelos boys da Avenida Paulista, mas a vegetação é muito abundante. Aqui em São Paulo pode-se perceber rapidamente uma diversidade na vegetação. A predominância no Oeste e centro é de cerrado (aquelas cascas de árvores do Ibirapuera duras e grossas são um exemplo) e campos sujos - em qualquer lugar que você anda pode perceber ervas daninhas, grama muitas vezes não podada, e por aí vai - enquanto no resto, temos uma abundância de vegetação de florestas tropicais e subtropicais.

(parque do Ibirapuera)

Visitei recentemente o ponto mais alto da cidade de São Paulo: o Pico do Jaraguá com 1.135 metros de altitude, o mais incrível panorama da capital paulista (com uma vista que alcança até 55 quilômetros) e um aspecto, no mínimo, inusitado da cidade para os acostumados somente ao incessante movimento da megalópole.

Para fazer o passeio, é fundamental que o céu esteja aberto para poder apreciar a paisagem e enxergar os pontos mais distantes. Confesso que o transporte não foi tão simples: metrô, ônibus, trem... Então se for sedentário(a) como eu, por favor, opte pelo carro ou por uma caroninha marota. 

 (vista do alto do Pico. Juro, quase infartei por causa da altura. #medo)

Aqui em SP seguimos o horário de Brasília (GMT -3:00), então a maioria das pessoas não terá muitos problemas com a adaptação de fuso horário - ninguém merece acordar do soninho de beleza no meio da noite, ou achar que está atrasado, e ainda ser 6 horas da manhã (eu todo sábado).

Para onde quer que você vá, a Marginal Pinheiros/Tietê vai estar te acompanhando. Já digo que essa companhia podia ser muito bem dispensada, pois é extremamente desagradável. Seja pelo leve odor de CC - que mais parece esgoto e é puro esgoto. Credo - ou pelo interminável trânsito, na maior parte do dia e da noite, ela te leva a qualquer ponto da cidade.

Esse odor desagradável vêm do rio Tietê, com 1136 km ele corta todo o Estado de São Paulo, até chegar no rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Os índios o chamavam de Anhembi, mas ele ficou famoso como Tietê, o rio das conquistas, o caminho dos Bandeirantes nos séculos XVI - XVII.

O rio nasce na cidade de Salesópolis, o rio começa a ser poluído 15 km depois, na cidade de Mogi das Cruzes. Como a cidade de São Paulo fica na cabeceira do rio, a vazão não é grande o suficiente para delir os poluentes que recebe. Além desse rio, a Bacia Hidrográfica do Paraná abrange o Estado de São Paulo. Os rios de São Paulo são extremamente importantes para o transporte hidroviário e também na geração de energia elétrica.

Agora, depois de apresentar os aspectos mais importantes, não posso deixar de fora alguns lugares imperdíveis - na minha opinião. Para mim, lugares com comida de graça ganham um espaço especial em meu coração, por isso, você, caro visitante, está convidado a comer na casa da Flávia.

Brincadeiras à parte, e começando pelo assunto que sempre chama a minha atenção, meu restaurante favorito é o The Fifties (com muitos hambúrgueres, saladas e sobremesas de tirar o fôlego). Existem alguns espalhados pela cidade mas a minha franquia favorita e única que eu vou - porque é perto - é a do Shopping Morumbi. Além de comer um lanchinho goxtoso, guarde um money para a infinidade de lojas que esse lugarzinho oferece. Ah, lá também tem a primeira Forever 21 do estado de São Paulo (a outra fica na Av. Paulista).

Sou uma pessoa mais sossegada, então prefiro ir a lugares mais reservados. Como adoro ler, para mim um local muito importante é o sebo Desculpe a Poeira. Sabe aquele local antigo e aconchegante, bem estilo de filme com o cheiro inigualável de livros? Pois é.

(livros usados e em ótimo estado são encontrados no sebo)

Não posso esquecer da Casa de Pedra, que fica em um espaçoso galpão, onde encontram-se diferentes paredes e percursos para uma escalada mais urbana, além da loja de equipamentos profissionais para quem curte uma pegada ainda mais aventureira.

(o medo de altura até some)

Para terminar minhas dicas sobre minha cidade, não podia deixar de falar do minha xodó, minha bebê, a Avenida Paulista. Inaugurada em 1981, a Avenida foi concebida como um lugar que deixaria a cidade de São Paulo ainda mais bonita. Abrigando algumas das mais importantes e abastadas famílias da cidade em seus tempos mais primórdios, a avenida em muito se transformou. Atualmente, abriga grandes centros comerciais e é considerada como o principal polo financeiro da cidade.

Para quem gosta de cultura mesclada com natureza (literalmente no meio da cidade), o MASP, a Casa das Rosas e o Parque Trianon são minhas melhores sugestões. Mas, se você curte algo mais agitado, opte pelas baladas da Augusta. Além disso, pela região ainda existem bares e restaurantes muito famosos e bem frequentados como o Paris 6 (a Julie pira) ou o Tea Connection (local em que a Flávia é apaixonada pelas opções mais saudáveis). Se nenhuma das opções te agrada, temos meu fiel companheiro, o Mc Donald's ou o Starbucks.


Opções nessa cidade é o que não falta! O melhor de tudo é que o roteiro muda de acordo com o seu estilo.

Não deixe de aproveitar e se divertir muito, 

Ketlen.





You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".