França, estou perdida

14:40:00

Meu maior sonho, era ir à França. Um sonho, alimentado a cada dia, mais e mais durante minha infância. Afinal quem nunca se imaginou tirando uma famosa foto Tumblr com a Torre Eiffel de fundo ou o Arco do Triunfo, fazendo uma visita ao Museu do Louvre e até mesmo andando pela Champs-Élysées sem medo de ser feliz. Então eu já posso dizer que posso morrer feliz. Mas vamos ao que interessa não é mesmo?

(o que dizer da maravilhosa Champs- Élysées?)

Vou começar esse post localizando você. A capital da França é Paris – como se os amantes da França não soubessem (risos) – situada na Europa, com fronteiras para a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália e Espanha. Considerado o terceiro maior país da Europa, com forte influência econômica, cultural, militar e política no âmbito europeu e global.
Tudo começou em novembro do ano passado (2015) quando finalmente surgiu uma oportunidade de eu viajar para a França em comemoração ao meu aniversário. 

Consegui comprar minha passagem com destino ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris por uns R$ 6 789,42 com ida no dia 18 e volta no dia 25, fui de classe Premium Economy – porque não sou obrigada né – no avião 777 B pela Air France. 

No dia do embarque cheguei uma 17:00h no GRU, mas meu voô estava previsto para 17:55h, não houve atrasos ou coisa do tipo, foi tudo normal e feliz, até as 11:20h de voo começarem a ficar entediantes, consegui escutar todas as músicas disponíveis e muitos episódios de alguns realitys culinários, olhei muito pela janelinha do avião, e a paisagem, que antes estava de uma noite agradável e morninha, virou uma manhã, com Avenidas e jardins cobertos de folhas mortas e a luminosidade sem raios violentos de sol, as cores vibravam. E já começavam a brilhar as primeiras luzes de natal, particularmente, acho que algo mais lindo eu não verei outra vez...

(as luzes só me emocionaram <3 i="">

Sim eu cheguei na “época da colheita”, era outono, a temperatura não estava tão agradável, - estava friozinho confesso – em torno de 7ºC. Acabei me esquecendo de verificar o clima antes de ir, e cheguei lá achando que seria verão, muito sol e praia – tira a praia tá (risos). Em Paris não tem praia, até mesmo porque é uma cidade que fica no interior da França. Enfim, no começo peguei um leve resfriado mas pesquisei e achei uns xaropes de lá mesmo e deu tudo certo, mas tive que gastar uns bons euros, afinal, eu jurava que seria verão e minha mala foi praticamente entupida de shorts, saias, camisetas, regatas e roupas leves – resumindo, me dei mal.

(os pés da Torre Eiffel no inverno)

Mas como nem todo mundo vai viajar em novembro, e para não serem espertos como eu (risos), vou deixar uma relação das estações aqui. Lembrando que é sempre bom levar um pouco de cada roupa, principalmente se você vive em um lugar onde a temperatura raramente fica abaixo de 26ºC.

Inverno (21 dezembro -21 março)
Dezembro: 2ºC / 7ºC
Janeiro: 1ºC / 6ºC
Fevereiro: 1ºC / 7ºC
Primavera (21 março -21 junho)
Março: 4ºC / 12ºC
Abril: 6ºC / 16ºC
Maio: 10ºC / 20ºC
Verão (21 junho -21 setembro)
Junho: 13ºC / 23ºC
Julho: 15ºC / 25ºC
Agosto: 14ºC / 24ºC
Outono (21 setembro – 21 dezembro)
Setembro: 12ºC / 21ºC
Outubro: 8ºC / 16ºC
Novembro: 5ºC / 10ºC
(meu restaurante ainda será nessa torre!)
Depois desse choque de realidade, achei estranho ao olhar no relógio e me deparar com o horário; nas minhas contas, se o voo demoraria 11:20 horas, eu estaria em Paris umas 3 e pouco da manhã, mas não, já eram 8:20, parei, pensei, e siiiim só podia ser isso, o fuso horário, e mais uma vez eu entro em pânico. E minha programação como ficaria agora?!  - s o c o r r o -  eu tinha acelerado minha vida umas 5 horas, - só consegui pensar que minha viagem ficou definitivamente 5h mais curtas - aaaai que tristeza.
(existe vista melhor para um café da manhã?)
Mas, vamos seguir em frente, afinal, já estava ciente que perdi 5 horas, comecei logo meu passeio indo visitar – a majestosa, a maravilhosa, o mais lindo monumento em minha opinião – a famosa torre Eiffel, linda, simplesmente me senti realizada naquele momento, como se o tempo tivesse parado, passei um tempo lá e logo após segui rumo ao Sena, porque é quase que obrigatório desfilar pela beira desse rio, uma bacia de área de 78.650 km², que deságua no Oceano Atlântico. 

Como é Paris, tive que me dar ao luxo de não apenas caminhar as suas margens, e sim fazer um completo passeio de barco pelas suas águas e seus 776 km de comprimento. Foi magnifico, sem mais. Queria também ter tido a oportunidade de visitar mais alguns lugares que mostram a rica hidrografia da França, e passar pelo Tâmisa, e o Volga, mas ainda sou uma mera colegial (lágrimas)...

(os rios sã lindos até no inverno, como pode?!)

Sabe aqueles euros que eu disse que gastei? Pois é, fui comprar meus quentinhos casacos e claro desfrutar da maravilhosa gastronomia francesa, comer os verdadeiros croissaints, em nada mais nada menos que na Avenue des Champs-Élysées, e sim (claro) ela é a La plus belle avenue du monde... Uma avenida, que simplesmente parece que não tem fim, e tão reta que não dá vontade de parar de andar. E eu não parei até conseguir chegar no Arco do Triunfo, para tirar minha fotinha Tumblr, - porque né.

(não dá vontade de parar de comer)

Bom o sol já estava se pondo e estava escurecendo, e olha que eram 17:00 h. Mano que macumba é essa pensei  pois é além de perder 5 h da minha preciosa viagem, também ia acabar perdendo o fim de todas as tardes - muito revoltada com isso.

Pesquisei um pouquinho e descobri que de acordo com a estação do ano, o sol se põe em determinadas horas. E eu fui nascer bem na época do outono, em novembro. Pura geografia e eu não pesquisei antes. Aqui vai a mais preciosa dica, sempre pesquise muito bem o seu destino para não ter surpresas e não entrar em pânico como eu.

(olha esse por-do-sol)

Meu tempo de viagem já estava no fim e eu – infelizmente - acabei não concluindo meu roteiro de passeios (lágrimas ao cubo agora!)... Eu queria muuuuuito poder visitar o Monte Branco, com seus incríveis 4.809 m de altitude, o ponto mais alto da França - seria muuuuita adrenalina. Mas volto a dizer, com minha condição de uma simples colegial eu já estaria querendo demais, afinal eu não ia chegar a tempo, quase na fronteira da Itália. – para a minha tristeza, não rolou.


Sai de Paris ás 18:00h, do dia 25, o sol já tinha se posto a uma hora, estava um pouco escuro, mas mesmo assim eu conseguia enxergar todos os detalhes daquela bela cidade. Mais 11:20 horas de voo: mas dessa vez eu estava me sentido realizada, eu não queria mais voltar para casa, e por incrível que pareça, essas 11 horas foram as mais rápidas da minha vida. 00:40 h e eu já estava no Brasil (sabe aquelas lágrimas ao cubo? Multiplica, quadruplica). 

Essa foi a melhor viagem da minha vida... agora você já sabe um pouquinho de como se livrar de uns bons perrengues e conseguir ver o pôr-do-sol lá da pontinha da torre Eiffel. Boa viagem, e sempre se lembre: é melhor colecionar momentos, do que coisas.
 

Jusqu’à la prochaine fois!

Julie.

You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".