Deserto do Atacama: Reserva Nacional de Los Flamencos + NASA

23:37:00

SIM, você leu certo! Hoje vou falar sobre algumas lagunas e também sobre aquelas aves fofinhas rosas (a Julie pira) que são os flamingos. Muito amor <3 div="">

A reserva possuí muita diversidade. Não tem como ficar entediado pois com montanhas, salares, formações rochosas, flora e fauna nativa, o que não falta são opções. Além disso, é possível fazer cavalgadas ou ficar observando os lindos flamingos. 

É possível encontrar uma fauna constituída por vicunhas, raposas, condores entre outros. A flora é composta por llaretas, paja brava, breas, tolas de água e amaja, cachiyuyos e tamarugos. Localiza-se a 103 quilômetros ao sul de San Pedro de Atacama e a 318 quilômetros ao este de Antofagasta. A temperatura máxima média é de 24,5º C e a mínima de 17,1º C. As precipitações estivais são um mais freqüentes e a máxima média é de 3 mm.

(bem longe pode se observar alguns flamingos na imagem)

As Lagunas Miscanti e Miñiques são lagoas altiplânicas, localizadas próximas à região do Salar de Atacama, a mais de 4 mil metros de altura. Parte integrante da Reserva Nacional Los Flamencos. A região fica situada a 110 Km ao sul de San Pedro de Atacama. A paisagem da área é destacada pelos vulcões Miscanti e Miñiques que, junto aos cordões montanhosos de Puntas Negras, Chuculaqui e Chaique dão forma às bacias que resultam nas lagoas. Miscanti possui uma área de 15 Km² e Miñiques, de 1,5 Km². O visual é inesquecível.

Elas foram formadas a partir de uma depressão de água salobra, salgada ou doce parada. Não tem muita profundidade e localizam-se na borda litorânea, sendo alimentadas pelas águas dos rios (doce) e, em alguns casos, por águas oceânicas, através das marés e por canais. Elas são separadas por cordões litorâneos, no entanto, muitos desses ambientes possuem canais que proporcionam contato permanente com o oceano. Esse fator é determinante no grau de salinização das águas de uma laguna, pois quanto maior o contato dos dois ambientes, maior será sua salinidade. Nas regiões onde ocorre maior vazão de descargas de água doce, a sailinidade é menor. A temperatura é outro elemento responsável por essa característica da água: temperaturas elevadas intensificam o processo de evaporação, havendo, portanto, maior concentração de sal na água.

(Lagunas Miñiques e Miscanti)

Voltando para a cidade paramos em uma comunidade denominada Comunidad de Socaire. Localizada na segunda região a 3500 metros por sobre o nível do mar, Socaire deve sua importância como principal terraço do salar, mas também a seu artesanato. Os tecidos tradicionais de lãs de ovinos e camelídeos, são um exemplo disso.

(Iglesia de Socaire)

De volta a San Pedro de Atacama, o que eu recomendo é tirar um cochilo e comer alguma coisinha em um dos restaurantes. Gostei muito do Restaurante Café Adobe. Aproveitei para me agasalhar MUITO bem, pois teria um passeio noturno incrível: iria em um observatório da NASA (!).

O passeio é dividido em duas partes: a primeira foi onde aprendi a identificar melhor as estrelas, e a segunda foi onde me redirecionei aos 10 telescópios para ver os astros. Eles dizem que  Atacama tem o céu mais limpo para observar as galáxias, lua e estrelas. Isso deve-se aos 300 dias de céu limpo por ano e por causa da altitude.

(Projeto ALMA - Atacama Large Milimiter Array. Foto tirada por um iPhone em contato com o telescópio)

Depois de passar um frio de congelar a espinha boquiaberta, os guias do local nos oferecem um tempinho dentro de uma cabana com chá ou chocolate quente para voltar a temperatura corporal, sem falar nos cobertores quentinhos. Mesmo não sendo uma coisa grandiosa como o pensamento que vem à sua cabeça ao ouvir "NASA", esse pouquinho de aprendizado vale muito à pena.

Atenção para não ir desagasalhado ou ficar desidratado, viu?
  • Para o observatório, o recomendado é ir até às 21:00 (horário local), assim não perderá a chance de ver a lua e outros astros;
  • Agasalhe-se muito bem, ainda estamos falando de um deserto;
  • Não funciona em noites de lua cheia;
  • Existem opções de idiomas para o tour astronômico;
  • Custa $20.000 pesos chilenos (uma média de 80 reais).
Beijo, beijo,

Flávia.

You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".