Virei esquimó... E agora?

05:30:00

Desde criança sempre gostei de me aventurar em diferentes culturas, e nessas férias não foi diferente. Com os meus pais viajando em uma segunda “lua de mel”, ganhei como presente uma viagem. Optei por seguir o meu sonho de infância, viajar para a costa da Antártida - sim, você leu certo. Um sonho meio absurdo que eu não achei que conseguiria realizar tão cedo, mas eu consegui.

O meu sonho se realizou, e foi uma das viagens mais incrível da minha vida. E olha que pelo jeito que a viagem começou, eu podia jurar que seria um desastre total - porque eu simplesmente esqueci de fazer um roteiro, mas tudo bem, eu me virei. Vou contar um pouco da minha experiência para vocês.


Primeiramente, já vou dizendo que é uma viagem complicada para se fazer, principalmente se você passar mal em barco, porque esse é o único meio de chegar lá, e realmente aproveitar o que o país tem a oferecer. Eu recomendo que você vá em um cruzeiro por ser mais aconchegante e você poder desembarcar para poder ver tudo mais de perto. Escolhi essa opção, não foi uma das minhas melhores escolhas (já que eu passei mal metade do tempo). Mas imprevistos à parte, vamos ao que importa.


Decidi não ficar muito tempo, fiquei apenas por 10 dias (e olha, que nesses dias me aventurei por boa parte da Antártida) por não ter uma população permanente e não ter muitas variações do que fazer -era o que eu pensava- eu fiquei com medo de enjoar rápido, mas me enganei. A Antártica é o continente mais frio e seco da Terra, um grande deserto de gelo, que a cada lugar se descobre algo novo. Devido à influência das correntes marítimas, as zonas costeiras apresentam temperaturas mais amenas, com uma média anual de -10 °C  atingindo valores entre 10 °C no verão e -40 °C no inverno.

As paisagens são a coisa mais linda do mundo, pode não ter flores e plantas devido à dificuldade de crescimento de plantas na Antártica. Os fortes ventos, a curta espessura do solo e a limitada quantidade de luz solar, durante o inverno são os fatores que influenciam essa “deficiência” na paisagem. Mas na minha opinião, a paisagem continua linda, só é fora do padrão que muitos estão acostumados.


Quase todo o território antártico está coberto por uma enorme camada de gelo, essa camada se prolonga mar adentro, formando enormes barreiras glaciais como as Larsen (na península Antártica) e Amery (na costa que dá para o Índico). O subcontinente ocidental é constituído de materiais mesozóicos e cenozóicos, fraturados e dobrados em conseqüência da orogenia.



Devo dizer que me apaixonei pelos animais? As focas e os pinguins são os bichinhos mais fofos do mundo (apaixonada), mas fiquei um pouco decepcionada por não ter visto ursos polares (o que me chocou, foi quando eu descobri que não tem ursos polares por lá) e baleias, mas não se pode ter tudo. 

(a foca roubou meu core)


Mas o ponto mais interessante da minha viagem, foi descobrir a ilha da decepção, que tem piscinas quentes naturais, devido algumas atividades vulcânicas na Antártica continental, então se você decidir visitar, não esqueça de levar uma roupa de banho.

Como não pesquisei muito, acabei me surpreendendo com algumas coisa que descobri. Você acredita que não tem fuso horário? Isso ocorre devido a todas as linhas de fuso horário passarem por lá. E que no verão, é dia por seis meses? Tipo, como assim?! Mas, em compensação, escurece em maio e só volta a clarear em outubro. Imagina morar lá, que loucura seria.

Mas essas foram as minhas aventuras. Que tal você correr atras das suas? E não esqueça de registrar cada momento em fotos ou até em textos, porque elas vão sempre estar com você. 

Lembre: sempre colecione momentos.

Ketlen

You Might Also Like

0 comentários

Qual a sua opinião?

Destaque

Destaque
Imagina se locomover para o Reino Unido? "Como eu era antes de você" é o filme que te mostra um pouquinho dos lugares maravilhosos para se visitar!

Direto do youtube

Quer fazer intercâmbio mas não sabe como convencer os pais? Com a argumentação certa qualquer "não" pode se transformar num belíssimo "sim".